quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Dignidade da pessoa humana,plenamente revelada em Cristo

Prof. José Pereira

Assistimos no mundo atual diversas agressões a dignidade da pessoa humana.Diante desta situação devemos lembrar qual é a mensagem de Cristo a respeito da pessoa humana em sua dignidade.
Cristo veio restaurar,a partir de seu íntimo,a dignidade humana.Ele veio dar o sentido último e integral da vida humana: “toda afronta à dignidade do homem é,ao mesmo tempo,afronta ao próprio Deus”(Puebla,n.203).
O mesmo documento de Puebla nos lembra: “Todo homem e toda mulher,por mais insignificantes que pareçam,possuem em si próprios uma nobreza inviolável,que eles mesmos e os outros devem respeitar incondicionalmente”(n.214).Isto implica toda vida humana,”desde aquela que ainda está oculta no seio materno,até a que se tornou inútil e a que se acha concluindo seu curso temporal.Implica rejeitar “toda violação ou degradação da convivência entre os indivíduos,os grupos sociais e as nações”(n.215).
A dignidade humana só é perfeitamente esclarecida pela fé em Jesus Cristo e pelo seu seguimento.Pela vocação gratuita à vida e à condição de filhos de Deus,dom do Pai.Mas,na defesa desta dignidade,os cristãos estão unidos a muitos outros homens lúcidos e sinceros,que reconhecem em cada pessoa um dom,um valor irrenunciável,uma tarefa transcendente.
“A Igreja vê no homem,em cada homem,a imagem viva do próprio Deus;imagem que encontra e é chamada a encontrar,sempre mais profundamente,a plena explicação de si mesma no mistério de Cristo,Imagem perfeita de Deus,revelador de Deus ao homem e do homem a si mesmo”(Compêndio de Doutrina Social da Igreja,n.105).
Jamais a pessoa humana pode ser instrumentalizada para fins alheios ao seu próprio progresso.Uma sociedade justa só pode ser realizada no respeito pela dignidade transcendente da pessoa humana.Todos os programas sociais,científicos e culturais devem ser direcionados pela consciência do primado de cada ser humano.
O pecado expresso sob diversas formas é o destruidor da dignidade humana.Jesus Cristo,através de sua mensagem,de sua morte e de sua ressurreição,resgatou para cada um esta dignidade destruída da maneira mais radical: dando-nos sua vida divina.
Por causa desta,podemos chamar Deus de Pai e cada homem de irmão,conscientizarmo-nos do pecado contra a dignidade humana,tão abundante no mundo atual em sua dimensão mais grave: impede que os homens e mulheres possam viver como filhos de Deus.
O que implica viver concretamente o específico na mensagem cristã sobre a dignidade humana,e que consiste em ser mais,e não em ter ou parecer.Viver e colocar em prática as bem-aventuranças,praticar as obras de serviço aos outros;é este o critério e a medida com que Cristo há de julgar,inclusive a quem não o tiver conhecido.
Muitas vezes homens e mulheres se degradam a si mesmos,ofuscando sua dignidade;em outras situações pelas suas ações tiram a dignidade do próximo.É preciso procurar o verdadeiro bem de todos,no respeito e promoção da dignidade de toda a pessoa.É preciso denunciar sem ambigüidade,as injustiças e promover a solidariedade e a igualdade.
Essa dignidade se baseia em nossa criação à imagem de Deus,dignidade plenamente revelada em Jesus Cristo.O ser humano é essencialmente social,criado para uma comunhão interpessoal e para o conhecimento e o amor do Criador.O ser humano é uno,constituído de corpo e espírito.Possuindo inteligência e liberdade,a pessoa busca a sabedoria e a verdade,e é convidada pela consciência a fazer o bem e evitar o mal.
Diante de tantos desafios do mundo atual surge naturalmente à pergunta: O que devo fazer?,porém devemos nos fazer a pergunta anterior: O que devo ser? O que significa ser verdadeiramente humano num mundo com tantos sinais de desumanidade?
Através de nossas escolhas modelamos nosso próprio eu,fortalecemos ou destruímos nossa humanidade.O que devo fazer está em fundamentado naquilo que devo ser.Com lembrou o Vaticano II: “Na verdade,os desequilíbrios que atormentam o mundo moderno se vinculam com aquele desequilíbrio mais fundamental radicado no coração do homem”(GS,n.10).
Toda pessoa é reconhecida como imagem de Deus,e por conseguinte,é sagrada e especial.Ao descobrir-se amado por Deus,o homem compreende a própria dignidade transcendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário